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#EduForTec

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Jul17

11 Linguagens de programação para crianças:

EduForTec

A aprendizagem de programação está, cada vez, mais acessível, já havendo plataformas que, em forma de jogo, ensinam as crianças a programar. Nesse sentido, a revista espanhola Educación 3.0 indica as seguintes 11 linguagens:

 

  1. Minecraft Code Builder

 

Minecraft Code Builder traduz-se na possibilidade de programar dentro do mundo Minecraft - modificando o mesmo - através de uma linguagem específica em colaboração com o Tynker.

 

  1. CodeBug

 

Codebug programación

 

O CodeBug permite programar um “bichinho”, através de uma linguagem de programação baseada em blocos (Python e JavaScript).

 

  1. BeetleBlocks

 BettleBlocks Scratch 3D

 

BeetleBlocks permite, através da programação assente em blocos e coordenadas, desenhar em 3D. Apesar de poder ser considerado mais díficil do que aquilo que é habitualmente disponibilizado, contém diversos exemplos de códigos para que as crianças possam disfrutar de todas as funcionalidades da plataforma.

 

  1. ScratchX, as extensões de Scratch

O ScratchX é uma versão mais completa do popular Scratch, contendo, adicionalmente ao mesmo, 15 extensões experimentais que permitem ensinar a programação de uma forma diferente.

 

  1. Mblock

 

 

A Mblock permite a programação de robots/Arduíno, através do encaixe de blocos e instruções editáveis pelo utilizador.

 

  1. Bitbloq

 

 A Bitbloq permite a programação de uma placa como a do Arduino Uno, através da configuração e encaixe de blocos pré-disponibilizados pela aplicação com variáveis editáveis pelos utilizadores.

 

  1. Codecombat

Como indica o próprio nome, o CodeCombat é um videojogo programado pelo próprio utilizador.

 

  1. Snap!

 

Contendo caracteristicas de programação semelhantes ao Scratch, o Snap! contempla ainda ferramentas que permitem, por exemplo, executar mensagens e funcionalidades especiais, bem como utilizar o flash (quando utlizado num dispositivo móvel)

 

  1. Aprendo a programar

 

Uma outra linguagem baseada no Scratch, no ambiente Aprendo a Programar, os utilizadores aprendem a programar autonomamente com a ajuda de ferramentas visuais. O grande inconveniente é não ser gratuita.

 

  1. Logo

  

A linguagem Logo é representada por uma tartaruga que, assim como em diversos outros ambientes de programação, se encontra pronta para responder aos comandos definidos pelos utilizadores.

 

  1. Blockly

Indicada como uma das grandes alternativas ao Scratch, criada pela Google, a Blocky é utilizada por diversas plataformas de jogos, filmes, puzzles ou até mesmo do Code.org.

 

Fonte: Educación 3.0

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A EduForTec surgiu em 2014, em Lisboa, e constituiu-se como uma empresa que oferece serviços no sector da educação, atuando em várias áreas:

  • Formação de agentes educativos (professores e outros profissionais da educação)
  • Formação de alunos do pre-escolar e ensino básico na área das TIC
  • Apoio pedagógico (psicopedagogia das aprendizagens escolares)
  • Psicologia educacional e clínica
  • Terapia da fala
  • Babysitting
  • Expressão plástica
  • Filosofia para Crianças e Jovens

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Somos a solução para quem procura uma resposta inovadora, no campo da educação, da formação e das tecnologias.

A nossa equipa multidisciplinar é constituída por profissionais responsáveis, dinâmicos e com experiência na sua área de atuação.

Somos uma empresa que se distingue pela inovação e pelo compromisso de atingir os objetivos previamente definidos com a comunidade que servimos.

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