Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

#EduForTec

30
Out16

#2 Robots para crianças? Sim!

EduForTec

O uso da tecnologia, em contexto escolar, é já uma prática comum. A sua utilização visa, entre outras coisas, promover o trabalho colaborativo e a interdisciplinaridade.

Depois, há o lado lúdico que se promove, bem a curiosidade que se vai aguçando.

 

A utilização de um robot, em sala de aula, pode ser o ponto de partida para a estimulação na resolução de problemas, desde muito cedo. Trabalhamos em equipa, planeamos, experimentamos, erramos, voltamos a pensar e a planear. E depois observamos resultados!

 

O aluno tem um papel verdadeiramente ativo na construção do conhecimento. Tudo isto com “as mãos na massa” – factor esse que permite à criança a relação entre o concreto e o abstracto. Sim, a robótica também permite o desenvolvimento do pensamento abstracto.

 

O principal objetivo do uso de robots com crianças autistas é a melhoria das competências de comunicação, interação e reconhecimento de emoções.

O robot Zeca, sigla para a expressão inglesa Zeno Engaging Children with Autism, que simula sentimentos como tristeza, alegria, surpresa e medo, é um testemunho desse objetivo. Em 2015, a investigadora Filomena Soares da Universidade do Minho e coordenadora do projeto referiu ao Jornal Público que as crianças autistas, ao interagirem com o robot Zeca, “melhoraram os níveis de resposta, envolvimento e interesse na interação". Além disso, "exibiram mais comportamentos não-verbais e tiveram um desempenho significativamente melhor nas tarefas, quer na identificação e imitação das expressões faciais como na inferência dos estados afectivos de colegas". 

 

 

 

Aproveitamos para partilhar convosco um exemplo de trabalho com robótica, em contexto escolar, na Escola Secundária da Portela, através das palavras do professor Paulo Torcato.

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo_EFT_FINAL-02.png

A EduForTec surgiu em 2014, em Lisboa, e constituiu-se como uma empresa que oferece serviços no sector da educação, atuando em várias áreas:

  • Formação de agentes educativos (professores e outros profissionais da educação)
  • Formação de alunos do pre-escolar e ensino básico na área das TIC
  • Apoio pedagógico (psicopedagogia das aprendizagens escolares)
  • Psicologia educacional e clínica
  • Terapia da fala
  • Babysitting
  • Expressão plástica
  • Filosofia para Crianças e Jovens

divisória.png

Somos a solução para quem procura uma resposta inovadora, no campo da educação, da formação e das tecnologias.

A nossa equipa multidisciplinar é constituída por profissionais responsáveis, dinâmicos e com experiência na sua área de atuação.

Somos uma empresa que se distingue pela inovação e pelo compromisso de atingir os objetivos previamente definidos com a comunidade que servimos.

Acompanhem-nos!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Calendário

Outubro 2016

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031